Os melhores parques de skate da Europa
O que torna um parque de skate espetacular? Não é só a arquitetura, o tamanho das rampas ou a forma dos corrimões. Tem também a ver com o fator X – aquela vibe que sentes quando estás num lugar que transpira a cultura do skateboard. A Europa está cheia de excelentes parques, mas aqui estão alguns dos nossos preferidos.
Parque Le Bowl, Marselha, França
À beira-mar, com bowls fundas, várias rampas grafitadas e sob o sol constante de Marselha, o parque Le Bowls é uma meca para skaters de todas as partes do mundo. Passa uma hora a andar de skate e a ver alguns dos melhores skaters da Europa a mostrar as suas habilidades e depois relaxa no mar mediterrâneo antes de voltares à ação para melhorar as tuas manobras.
O parque é gratuito e iluminado à noite. Em 25 anos, o parque Le Bowl recebeu eventos a nível mundial como a Quiksilver Bowlrider e a Orange Massilia Freestyle Cup, por isso antes de lá ires, pesquisa os eventos a decorrer nessa altura.
Skatehalle, Berlim, Alemanha
Não te precisas de preocupar com o tempo no maior parque indoor de Berlim, Skatehalle.
Tem algo para todos os skaters, com uma grande variedade de rampas internas e externas. O parque abre às 14h na maioria dos dias e é exclusivo para skaters, excepto depois das 17h aos sábados quando terás de partilhá-lo com os praticantes de BMX.
Skatehalle é um dos parques mais organizados em Berlim, com uma bowl de 400m² e uma área de mini-rampas, não esquecendo uma área de street de 1200m². Este parque também é conhecido por ter o maior halfpipe da Alemanha.
Skate Plaza, Stoke, Reino Unido
Apesar de ser financiado publicamente, o Stoke Plaza não mostra quaisquer sinais disso e que o diga Danny Way. A maior parte do parque é uma área com um desenho que faz lembrar o Millennium Falcon, decorada com muito bom gosto com rampas, flat banks, rails, hubbas e ledges. Ao lado, vais encontrar uma ampla bowl com 3 círculos para as melhores manobras.
Curiosamente, a cidade vizinha Leek está preparada para receber um investimento de £200,000 para um parque de skate, o que pode tornar esta zona de Staffordshire num paraíso para skateboarders – fica atento/a!
Ladybird Skatepark, Tilburg, Holanda
No sul da Holanda, a 10km da fronteira belga, encontras a próxima geração profissional de skateboarders a treinar no Skatepark Ladybird. É um parque “indoor” que mais parece ser ao ar livre, graças à iluminação natural da praça principal. Basta olhares para os circuitos e não vais conseguir resistir às rampas, quarterpipes e hubbas.
Também podes fazer uma pausa no café ao lado onde podes conhecer e falar com outros skateboarders. Há um sentimento de comunidade no Ladybird, ainda que, simultaneamente, receba vários torneios e sessões de treino profissionais para todas as idades.
Elbo Skatepark, Bolonha, Itália
Os sortudos bolonheses têm uma das bowls mais impressionantes da Europa. O nome? Skatepark Elbo. É um sonho para os viciados em velocidade, com uma bowl com um layout entrelaçado, ladeiras de 1.8metros, sem esquecer um pipe central para testar a gravidade italiana (que é muito parecida com a gravidade em qualquer outro lado).
É um verdadeiro testemunho da ambição dos habitantes e designers locais que convida imensos skateboarders de longe a passar várias a rolar no vasto labirinto de cimento.
Rubén Alcántara Skatepark, Málaga, Espanha
Em Málaga encontras imensos parques para andar de skate, no entanto, a atração principal só podia ser o Rubén Alcántara, no noroeste da cidade. Com o nome do um dos BMXers mais famosos de Espanha, já consegues adivinhar que é um parque para vários desportos, mas são os skateboarders a liderar os visitantes e claro, há sempre espaço para todos.
Não precisas de falar espanhol para apreciar as curvas impressionantes deste parque enorme, equipado com uma bowl enorme, halfpipes, verts e um equipamento novo em forma de onda a rebentar que vai desafiar não só a tua imaginação, como também as tuas habilidades.
Ave/Park, Varsóvia, Polónia
A Polónia é a cidade natal do Techramps, designer e fabricante de skateparks com uma lista impressionante de projetos. Um deles é o Ave/Park em Varsóvia, um parque “indoor” imprescindível em qualquer visita de um skater à Polónia.
Este skatepark tem todas as rampas em madeira profissional, verts, halfpipes, quarterpipes e superfícies de grinding que possas imaginar, tudo num espaço de 500m² - e ainda há uma piscina de esponjas para praticares as tuas manobras sem partir nada. Ave/Park é um espaço convidativo, com um café, consolas de jogos, fingerboard skating e outras diversões. E graças ao aluguer disponível, nem precisas de trazer o teu skate.
O skateboard na Europa está cada vez melhor e o entusiasmo tem sido recebido com um número crescente de parques profissionais privados e públicos. As nossas escolhas recaem apenas sobre alguns dos fenomenais parques disponíveis neste continente. Estás à espera de quê?